Por Favor aguarde...
   Lembrar dados  |   Esqueci-me da password

Se não conseguisse engravidar adoptaria uma criança?

Ver Resultados

Preciso de ajuda. Lembram-se de saltar ao elástico, que costumávamos jogar em crianças?

Criado por jocas Terça-Feira Outubro 28, 2008 21:10
Há uns tempos que ando a observar os meus meninos a brincar no recreio. E imaginem, descobri que as crianças de hoje não sabem brincar. Sem playstations, sem televisões, sem carros comandados, sem barbies, eles só sabem jogar futebol e à luta (a que eles chamam jogar ao wresteling). É triste, porque neste tipo de brincadeiras eles só se tornam violentos e arranjam conflitos.

Hoje foi a gota de água. Perguntei-lhes qual a diferença entre um pião e um peão. Muitos nem sequer sabiam o que era um pião…. Passei-me! Pedi a um menino que trouxesse um pião (que ele disse que era do pai) para os colegas verem o que era. Como eu nunca tive jeito para lançar piões, pedi a um colega meu que fizesse uma demonstração. Vocês deviam ter visto as caras delirantes dos meninos a ver o pião a rodar… Foi o máximo.
Por isso decidi que iria ensinar-lhes alguns jogos tradicionais, tais como o Estica, o Jogo das Estátuas, ao Berlinde, à Macaca e a Saltar ao Elástico. Já joguei com eles ao Jogo das Cadeiras, à Roda dos Beijinhos (na cara, claro) e ao Lencinho.
Mas apesar de ter tentado, não consigo lembra-me dos passos para o jogo do elástico. Eu lembro-me que era o jogo que eu mais gostava e acho que as minhas meninas iriam adorar.

ALGUÉM SE LEMBRA dos passos do Salto ao Elástico? E aceito sugestões de outros jogos tradicionais que possam ser jogados no recreio.
Desculpem o “testamento”, e o assunto do tópico estar um bocado desenquadrado, mas já recorri a vários colegas da minha idade e ninguém se lembra.

Beijocas da Jocas.

Votar
  |    Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Comentários  4 Comentários
Adicionar Comentário

Excelente

Mas que ideia excelente Jocas: ensinar às crianças de hoje o que as crianças de ontem chamavam de brincadeiras.

Duas questões: apenas:
- os seus meninos não sabiam o que era um pião porque ainda ninguém lhes tinha mostrado um e mesmo os programas de televisão que referenciavam essas brincadeiras, já nao sao emitidos (rua sésamo e outros). É normal que, com a falta de tempo dos pais (sempre a falta de tempo!) muita coisa nao passe de pais para filhos. Mas ainda bem que existem Educadores como a Jocas. Muitos parabens.

- a outra questão é a brincadeira do Wrestling: nao é totalmente descabido isso acontecer. Sempre existiram lutas a brincar entre os pequenos, o facto de hoje lhe chamarem wrestling é apenas contemporaneo. Tambem estas «brincadeiras» nao sao de todo maliciosas nem perigosas desde que nao exageradas, pois permutem às crianças exteriorizar, mexerem-se, gastarem energia, etc.
Claro que as alternativas que encontrou sao obviamente melhores e bem mais educativas uma vez que todas elas têm quase que escondidas, lições uteis.

Uma vez mais os meus parabens.
Cumprimentos
Dr Littleold
29 Outubro 2008
Grande jogo o do elástico

Adorava jogar ao elástico, gostava tanto que treinava em casa com 2 cadeiras...e era boa naquilo, eheheh!

Infelizmente não me lembro, só mesmo do 1º passo e da cantilena. Mas adorava lembrar-me e jogar outra vez :)

Bjs
marianita
29 Outubro 2008
jocas

Olá e parabéns pela iniciativa!
Ainda há dias tive essa conversa com o meu namorido... Os nossos pequenos da família só querem é jogos de pc, PS, desenhos animados violentos e coisas afins...

Entretanto numa pesquisa encontrei este link...

http://coisasdoantigamente.blogspot.com/2008/03/jogo-do-elstico.html

É capaz de ajudar. Pesquisa no google "jogo do elástico" e vais ver o montão de coisas q vais encontrar:D

Beijinhos
Kyra
29 Outubro 2008
Queridos amigos

Obrigada pela ajuda, é bom sentir o vosso incentivo.

Dr Littleold
Agradeço o elogio. Esforço-me por fazer o melhor que sei e que posso, sempre com prazer pois adoro as minhas crianças e aquilo que faço.
Quanto ao jogo do westling, tem razão, está na natureza humana (tal como em todo o reino animal) este tipo de disputas são também um tipo de aprendizagem e socialização. O problema é que por vezes tudo começa como uma brincadeira que acaba mal. Depois a luta a brincar torna-se uma luta a sério e daí surgem feridos e conflitos que se transferem para a sala de aula.

Marianita
Pois… Percebo perfeitamente! Eu também costumava treinar em casa, sozinha e com 2 cadeiras, pois na altura o meu irmão era ainda um bebé.

Kyra
Por acaso já estive a pesquisar no Google, mas não encontrei a descrição dos passos do jogo. Também procurei no Youtube mas não encontrei.
Bem, vou procurar melhor, talvez não tenha visto bem. Usarei o teu link.

Beijocas da Jocas
jocas
29 Outubro 2008

BAIXA E LICENÇA DE MATERNIDADE  Anterior
 Seguinte GONDOMAR / GAIA