![]() |
Preciso de ajuda. Lembram-se de saltar ao elástico, que costumávamos jogar em crianças? |
![]() |
|
Criado por jocas Terça-Feira Outubro 28, 2008 21:10 |
||
|
Há uns tempos que ando a observar os meus meninos a brincar no recreio. E imaginem, descobri que as crianças de hoje não sabem brincar. Sem playstations, sem televisões, sem carros comandados, sem barbies, eles só sabem jogar futebol e à luta (a que eles chamam jogar ao wresteling). É triste, porque neste tipo de brincadeiras eles só se tornam violentos e arranjam conflitos. Hoje foi a gota de água. Perguntei-lhes qual a diferença entre um pião e um peão. Muitos nem sequer sabiam o que era um pião…. Passei-me! Pedi a um menino que trouxesse um pião (que ele disse que era do pai) para os colegas verem o que era. Como eu nunca tive jeito para lançar piões, pedi a um colega meu que fizesse uma demonstração. Vocês deviam ter visto as caras delirantes dos meninos a ver o pião a rodar… Foi o máximo. Por isso decidi que iria ensinar-lhes alguns jogos tradicionais, tais como o Estica, o Jogo das Estátuas, ao Berlinde, à Macaca e a Saltar ao Elástico. Já joguei com eles ao Jogo das Cadeiras, à Roda dos Beijinhos (na cara, claro) e ao Lencinho. Mas apesar de ter tentado, não consigo lembra-me dos passos para o jogo do elástico. Eu lembro-me que era o jogo que eu mais gostava e acho que as minhas meninas iriam adorar. ALGUÉM SE LEMBRA dos passos do Salto ao Elástico? E aceito sugestões de outros jogos tradicionais que possam ser jogados no recreio. Desculpem o “testamento”, e o assunto do tópico estar um bocado desenquadrado, mas já recorri a vários colegas da minha idade e ninguém se lembra. Beijocas da Jocas. |
||

GONDOMAR / GAIA

Mas que ideia excelente Jocas: ensinar às crianças de hoje o que as crianças de ontem chamavam de brincadeiras.
Duas questões: apenas:
- os seus meninos não sabiam o que era um pião porque ainda ninguém lhes tinha mostrado um e mesmo os programas de televisão que referenciavam essas brincadeiras, já nao sao emitidos (rua sésamo e outros). É normal que, com a falta de tempo dos pais (sempre a falta de tempo!) muita coisa nao passe de pais para filhos. Mas ainda bem que existem Educadores como a Jocas. Muitos parabens.
- a outra questão é a brincadeira do Wrestling: nao é totalmente descabido isso acontecer. Sempre existiram lutas a brincar entre os pequenos, o facto de hoje lhe chamarem wrestling é apenas contemporaneo. Tambem estas «brincadeiras» nao sao de todo maliciosas nem perigosas desde que nao exageradas, pois permutem às crianças exteriorizar, mexerem-se, gastarem energia, etc.
Claro que as alternativas que encontrou sao obviamente melhores e bem mais educativas uma vez que todas elas têm quase que escondidas, lições uteis.
Uma vez mais os meus parabens.
Cumprimentos
29 Outubro 2008
Adorava jogar ao elástico, gostava tanto que treinava em casa com 2 cadeiras...e era boa naquilo, eheheh!
Infelizmente não me lembro, só mesmo do 1º passo e da cantilena. Mas adorava lembrar-me e jogar outra vez :)
Bjs
29 Outubro 2008
Olá e parabéns pela iniciativa!
Ainda há dias tive essa conversa com o meu namorido... Os nossos pequenos da família só querem é jogos de pc, PS, desenhos animados violentos e coisas afins...
Entretanto numa pesquisa encontrei este link...
http://coisasdoantigamente.blogspot.com/2008/03/jogo-do-elstico.html
É capaz de ajudar. Pesquisa no google "jogo do elástico" e vais ver o montão de coisas q vais encontrar:D
Beijinhos
29 Outubro 2008
Obrigada pela ajuda, é bom sentir o vosso incentivo.
Dr Littleold
Agradeço o elogio. Esforço-me por fazer o melhor que sei e que posso, sempre com prazer pois adoro as minhas crianças e aquilo que faço.
Quanto ao jogo do westling, tem razão, está na natureza humana (tal como em todo o reino animal) este tipo de disputas são também um tipo de aprendizagem e socialização. O problema é que por vezes tudo começa como uma brincadeira que acaba mal. Depois a luta a brincar torna-se uma luta a sério e daí surgem feridos e conflitos que se transferem para a sala de aula.
Marianita
Pois… Percebo perfeitamente! Eu também costumava treinar em casa, sozinha e com 2 cadeiras, pois na altura o meu irmão era ainda um bebé.
Kyra
Por acaso já estive a pesquisar no Google, mas não encontrei a descrição dos passos do jogo. Também procurei no Youtube mas não encontrei.
Bem, vou procurar melhor, talvez não tenha visto bem. Usarei o teu link.
Beijocas da Jocas
29 Outubro 2008