![]() |
Alterações hormonais |
![]() |
|
Criado por marianita Segunda-Feira Junho 02, 2008 15:12 |
||
|
Olá a todas! Vou deixar aqui o meu testemunho, porque muitas mulheres podem não reconhecer os sintomase passar por um valente mau bocado. Eu comecei a ter todos os sintomas de uma possivel gravidez logo após o momento do bebé ter sido concebido. Andava feliz da vida, embora muito ansiosa, e adorava cada enjoo que tinha. Um enjoo ou uma fraqueza para mim significava que poderia realmente estar grávida. Comecei logo a inchar, mamas e mãos. Fiz o teste no dia em que o perido deveria vir e deu positivo. Que alegria, que emoção! Mas passado uma semana mais ao menos alguma coisa mudou muito em mim. Comecei a ficar muito triste, mas mesmo muito triste, desanimada, sem vontade de trabalhar, de namorar, de passear, nada...Só me apetecia ficar fechada em casa sózinha. Isto aliado a enjoos, dores de costas, dores tipo periodo, mãos e dedos inchados, insónias, etc. Um pesadelo. Aquilo que devia ser uma alegria estava-se a tornar numa infelicidade. E o pior era que, para onde quer que me virasse, toda a gente me dizia que não podia estar assim porque tinha um bebé, falavam comigo sem me ouvir, sem tentar perceber o que e eu estava a passar. Ora, eu era a 1ª pessoa a saber que não podia estar assim. Afinal de contas quem estava realmente infeliz era eu, e como não sou masoquista, esse não era o estado em que queria ficar, nem sequer era o estado mais confortável para mim. Mas ainda assim toda a gente com quem falava só dizia: olha o bebé. Amigas, em momento nenhum fui egoista, em momento nenhum deixei de pensar no bebé. Finalmente falei com a médica. E finalmente alguém "olhou" para mim enquanto mulher, e não como futura mãe. E eu estava realmente a precisar disso. O que eu tive foi uma enorme alteração hormonal. É normal isto acontecer no 1º trimestre, e nessa altura é muito bom ter alguém que nos ouça e compreenda e principalmente entenda que não estamos assim porque queremos, estamos assim e não sabemos porquê! Felizmente estou muito, mas muito melhor. Já não me sinto nem metade do que estava. Mas sei que há mulheres (porque me informei) que passam por isto a gravidez toda e depois a seguir ao parto. São sinais de alerta. Fala-se sempre no estado de graça e parece que este está instituído, e de uma maneira inconsciente só se aceita este estado na mulher grávida. Desculpem a seca. Beijocas |
||

Olá a todas

SECA? Tas doida! Toda a informação á util nesta altura!
Olha muito honestamente nao sabia que o inicio da gravidez poderia ser assim tao dificil, quase comparado ao pós parto, muitas mulheres ja me tinham falado nas alterações de humor e tal, na sensibilidade, mas eu pensava que ficava por ai. E diga se de passagem que as minhas hormonas continuam calmas, a diferença que noto é que quando é para me passar da cabeça fervo logo em pouca agua, do genero paciencia para estar em filas (no trabalho) esqueçam, começo logo a deitar fumo por todos os lados. Mas do genero mudanças de humor, ou tristeza sem razao, isso nunca me aconteceu (ainda)
Agora um grande medo que eu tenho, e que sei que vou sofrer um bocado é com o pós parto. Nem do parto tenho medo. É da fase seguinte. Do estar toda cosida naquele sitio tao delicado (isto se nao passar por uma cesariana), o medo de ficar mal cosida como aconteceu com uma amiga minha que quando tentava voltar ás relações sexuais ate lhe vinham as lagrimas aos olhos, o medo de nao gostar do meu corpo, de o detestar, de me sentir gravida sem o bebe la dentro, de passar horas a tentar escolher uma roupa que me esconda as banhas. Isto porque eu sou magra, e portanto nao estou ca habituada a grandes pneus. Desculpem a estupidez, um filho é muito mais importante que a nossa forma fisica, mas esotu a ser sincera com os meus sentimentos.Tenho medo de nao dar conta do recado, de ter uma depressao pós parto. Uma coisa boa que eu tenho é o nao ser obcecada por limpezas, ha pessoas que entram em paranoia porque obviamente com a chegada de um bebé, e a casa sempre cheia de visitas está sempre tudo bagunçado, mas olha quando me casei dedicava horas e horas á casa e nem gostava que la fossem porque me sujavam tudo, acreditem que é verdade! E o meu marido andava sempre a ralhar comigo, que a casa era para se viver e que eu nao tinha que ser uma escrava, entao aos poucos fui mudando a rotina, agora em vez de passar um dia inteiro agarrada aos panos e ás esfregonas, faço as coisas por partes, e dedico a 6f á noite á parte mais dificil da limpeza, assim ja chego ao fim de semana mais livre.
Outra coisa que acho que me vai ajudar é o facto de trabalhar sozinha num escritorio e por isso tenho que ca vir regularmente e logo após o bebé nascer, senao ai ai isto vai tudo com as coves! E como nao vou ter que me separar do meu filho, como o posso trazer cmg, axo k me vai ajudar, a distrair me, a sair de casa, a ver pessoas.
Bom foi o meu desabafo!
Beijokas
02 Junho 2008
Boa tarde,
obrigada por partilhares esse momento tão intimo connosco, este forum é realmente uma família. Eu passei à pouco tempo por uma situação de depressão não muito grave mas tive que tomar medicação, felizmente estou bem melhor mas assusta-me pensar que poderei voltar a regredir e precisar de medicação na gravidez, caso venha a engravidar, claro! Hoje em dia muitas vezes o trabalho, família ou pequenas coisas que julgamos insignificantes tornam-se algo quando estamos mais em baixo física e psicologicamente..... Tiveste que tomar medicação? Ou passou só com terapia? Bjokas
02 Junho 2008
Olá Fevereiro,
Não tive de tomar nada, felizmente. A médica perguntou-me se queria tomar alguma coisa, mas eu disse-lhe que não, que falar seria a melhor terapia neste momento. Não sou contra a medicação, mas acho que ía ficar ainda mais preocupada se tomasse alguma coisa principalmente no 1º trimestre.
Só o facto de saber o que tinha já foi maravilhoso.
Devo dizer que o meu companheiro foi dos que mais sofreu com tudo isto. Eu não deixava que ele se chegasse perto, mas também confesso que mesmo ele não compreendeu de maneira nenhuma o que eu estava a passar. Por isso me senti tão sózinha. Todos acham que num momento tão bonito não há lugar para tristezas. Chegou-me a dizer várias vezes que eu já não era a mesma desde que tinha engravidado. Era a mesma sim, era a mesma a passar por um momento dificil. Custou muito. Mas enfim...ele foi comigo à médica e acho que percebeu que isto estava a ser muito dificil para mim e que estava longe de ser um capricho. Se fosse uma perna partida toda a gente entendia, mas coisas da cabeça toda a gente acha que é porque nos apetece.
É bom falar com alguém que está de fora. Mesmo muito bom. Tive sorte com a médica e com a sensibilidade dela.
Porque uma coisa, como disse a mimi, é ficar com a humor alterado, enervar, irritar, ferver, etc...Mas os sintomas do distúrbio são muita tristeza, insónias, alteração brusca do apetite ( ou comer demais - compensação, ou deixar de comer)...despreocupação connosco próprias, e isolamento. Espero não ter depressão pós-parto. A médica alertou-me para o facto de quando a depressão na gravidez não é tratada de inicio, no pós-parto facilmente se terá também. É preciso estar alerta. As alterações no corpo e organismo, e não me refiro só ao peso, são muito grandes. As preocupações para o parto também são muito grandes. Por mais que a gente não pense, de vez em quando lá vem aquele pensamento. E depois também é a pressão da familia. Ainda vou no 1º e os meus sogros já dizem que tenho de ter o 2º. Fico possessa e controlo-me, mas cheguei ao ponto de deixar de ir a casa deles. E é toda a gente a dizer: Ah, agora que tás gravida tens de fazer isto, e tens de deixar de fazer aquilo...Talvez esteja a ser um pouco egoista, mas sinto a minha vida um pouco controlada. "Não andes tanto de carro, não andes tanto a pé, tens de dormir 9h, tens de comer de 2 em 2h." UFA!
No fundo o que senti e talvez porque estava (e ainda estou um pouco) muito sensivel é que ninguém me perguntava "como te sentes?". É tudo a dar palpites. Não é fácil. Apeteceu-me desaparecer.
Mas não te preocupes. Aguenta-se :)
Se já tens predisposição para teres algumas depressões (hoje em dia é muito dificil não se ter) fala com a tua médica. Mas não dês muita importância a este tópico. Ele serviu apenas para dar a conhecer a gravidez menos "boa", porque existe.
Beijinhos
02 Junho 2008
Obrigada pelas tuas palavras.
Claro que o pensamento agora é olhar para a frente, o passado está passado e enterrado, além disso foi uma situação pontual, de qualquer modo já estou à 3 meses sem medicação e estou a aguentar-me...lololo
Nem penso nisso, axo que cada fase negativa faz.nos ter mais vontade de viver e é claro que gostaria muito de ter filhos, pois é essa a missão de viver plenamente, segundo a minha perspectiva.
Pensamento positivo e toca bola pra frente....tudo de bom pra ti, beijos
02 Junho 2008
Olha essa pressao que tu falas, das pessoas quererem mandar no que fazes e no que comes, e se dormes muito ou se anda muito de carro, eu tambem sinto um bocado essa pressao. Muita gente me quer tornar de vidro! E eu nao suporto isso!! A minha medica alertou me para o que eu nao devia comer e nao devia fazer, e ela é que sabe e eu vou seguir os conselhos DELA! Mas as pessoas á minha volta é do genero " n faças isto, n comas isto isto isto (alta lista de coisas) bem coisas k eu nem imaginava que nao se poderia comer na gravidez, parece que nao querem que eu respire so para nao apanhar microbios!! Por elas tinha dado os meus animais de estimação!!! Por elas nao comia nada, nao fazia nada, nao podia arrumar a casa, nao podia mexer uma palha, que enervante.
Mas pronto é preciso é ter calma e saber levar as coisas na boa, eu digo "sim sim tens razao" e pronto elas ficam na dela e eu fico na minha :)
É preciso ter paciencia
beijokas
02 Junho 2008