![]() |
Toxoplasmose |
![]() |
|
Criado por monikita Sexta-Feira Junho 13, 2008 16:32 |
||
|
Como eu, existem várias mulheres que nao sao imunes a esta doença, que pode levar a um aborto espontâneo. Que cuidados devemos ter para a prevenir? Como tratar? Para quem está gravida ou a tentar, é preciso estar muito bem alertada sobre isto! Deixem aqui os vossos comentários, as vossas opiniões sobre este tema, ou até alguma história que tenha a ver como este assunto. Eu já perdi um bebé e não sei se não terá sido devido a esta doença... Beijinhos
|
||

Tentativa 

olá monikita,tal como tu tbem nao sou imune a essa maldita doença.na minha 2ªgravidez acusou nas análises e a medica disse me logo pa ter muito cuidado pk esta doença mata o feto.Deu me algumas indicaçoes para contorná la e diminui la o mais possiveL.NÃO TER E NEM TAR PROXIMA DE GATOS,NÃO COMER CARNE DE PORCO,TODAS AS OUTRAS TEM KE SER BEM PASSADAS,LEGUMES BEM LAVADOS E NUNCA SENTAR EM RECINTOS DE CAMPO OU RELVADOS.segui á risca tudo o ke me disse e nasceu 1 belo rapagão:)espero ter ajudado
13 Junho 2008
Como tu eu tb nao sou imune á toxoplasmose, o que me admirou mt pk desde que nasci que convivo com gatos e em pequenina brincava mt na terra do jardim dos meus pais(que dizem que é onde tb podem estar os parasitas).
Os cuidados que eu tenho são, o lavar muito bem tudo o que como, nomeadamente a fruta, as saladas...Posso te dizer que para lavar uma tijela de cerejas ou morangos eu pego peça por peça e lavo cada uma! Tenho cuidado com as carnes mal passadas, mas isso é um habito que ja vem de trás porque so gosto das coisas mt bem passadas (quase estorricado é verdade)
Em relação aos animais é assim, eu tenho um gato...Ele está na rua durante o dia e á noite vem para casa. Ha pessoas que nao tocam mesmo nos animais, e quem os tem até os dá quando a mulher fica gravida. Eu sinceramente (e isto é so a minha opiniao) acho que é uma medida exagerada. É claro o meu gato tem as vacinas em dias e está desparasitado. Tanto a minha médica como o veterinário dizem que se tomarmos cuidado com a caixa da areia das necessidades deles (que é onde esta o perigo, visto que a toxoplasmose é um parasita que habita os intestinos)então estamos seguras. No meu caso o meu gato nao tem caixa de areia, porque as horas que ele fica em casa ele aguenta-as ate ser manhã e aí eu abro a porta para ele ir dar a sua voltinha e arrear a calça como se diz lol
Tenho sempre o cuidado de no fim de lhe dar festas lavar as mãos, mas coitado ele é tao dorminhoco que nem precisa das minhas festas pra nada.
Bom de repente nao me estou a lembrar de mais nada. Ah o jardim! Dizem que se deve ter cuidado quando se anda a jardinar, porque a terra pode ter os parasitas, e por isso a mulher deve usar luvas sempre que for tratar do jardim.
Ok, agora é que nao me lembro mesmo de mais nada!
Jokas
13 Junho 2008
Bem estou a ver é k este assunto é como o pintar ou nao o cabelo, etc etc, em que cada medico tem a sua opiniao!
Estou a falar em relação aos animais. Bom eu conheço gravidas que têm 2/3 gatos em casa(24h por dia) e dormem tds na cama com os donos, eu sinceramente tb n sou deste extremo. O meu gato circula na casa sim, mas tem o seu espaço e nada de ir para o nosso quarto.
Agora uma coisa k eu descobri no outro dia e que n fazia a minima ideia é k a toxoplasmose no inicio da gravidez é pouco perigosa, o perigo vem aumentando com os meses, e por isso os ultimos meses sao os k se deve ter mais cuidado! E eu pensava exactamente o contrario, que no inicio como o feto se ta a formar, etc etc...bem estamos sempre a aprender!!
Jokas
13 Junho 2008
Olá mais uma vez! Eu tb não sou imune à toxoplasmose, e não sei como! Tenho dois gatinhos lindos em casa, sempre comi carne mal passada, e no meu trabalho lido com carne todos os dias (é verdade que não a manipulo, mas entro todos os dias em câmaras)! Portanto, pessoa mais exposta concerteza que não há! Em relação aos meus gatos, fiz-lhes análise e ambos não têem, daí ser menos um perigo, e se não têem não há forma de eles contaminarem-me! Tb não lhes dou carne crua, só ração, e da boa!!!
Existe uma grande dúvida em relação aos gatos! Os gatos são como as pessoas, uma vez apanhando, ficam imunes! A unica forma de transmissão é pelas fezes dos gatinhos, pois é nelas que são depositados os ovos! A maioria dos gatos que não saem de casa não têem toxoplasmose, o grande problema está nos gatos de rua.
Em relação à carne mal passada... pois, esse é o meu maior sofrimento! Mas lá está, como a carne bem passada!!!
No trabalho, tenho cuidado e desinfecto as mãos com muita frequência visto que de vez enquando tenho que tocar em uma ou outra carcaça!!!
Entre uma gravidez e outra não fui contaminada, e continuo com os níveis a zero!
Espero poder ajudar alguem!!
Beijinhos
13 Junho 2008
o k me parece é k ainda há mta k nao é imune a toxoplasmoses eu tbm nao sou e o meu medico tbm me falou mais ou menos nas msmas coisas k os vossos medicos vos falaram eu tento ter mto cuidado pk tenho um pouco de medo disso.
13 Junho 2008
Leiam neste site
http://www.policlin.com.br/drpoli/116/
13 Junho 2008
pois é amiga lily,eu tenho receio tambem e respeito muito esta doença pk ja sofri na pele o perigo de perder o meu davi...por isso nao contrario as indicações médicas e nem faço de conta que não é nada comigo....pk minhas amigas só depois de elas acontecerem é ke se dá o devido valor a isto..nem pensar em sentir me culpada por ser teimosa e ter pena do gato ou sei lá do ke..
14 Junho 2008
pode haver pessoas mais susceptiveis a esta infeçcão do que outras,de qualquer forma não arrisco..eu sou uma delas.a minha médica foi clara,"nada de pedir problemas...muitas vezes eles são nos concedidos"....palavras da médica,não me esqueço.
14 Junho 2008
Eu tb tenho uma gata em casa... O meu médico falou-em de tudo o k os vossos médicos tb vos falaram. A minha gata dorme na minha cama (ao fundo ou ao pé do dono), isto porque qdo eu fui viver cm o marido ele já tinha a gata há anos (e no meio disto até me senti eu a infiltrada na cama, lol, a gata tinha ciumes meus). Há animais k se habituam assim, a minha Luna está cm o meu marido desde o 1º mês de vida, foi o dono k lhe deu o biberão etc e a gata não quer saber de mais nda a não ser de estar proximo do dono e agora de mim. É super mimosa por acaso! Em relação à toxoplasmose o meu médico disse-me que a transmissão dessa doença não está no mexer ou conviver cm o gato. Não está no sentar no mesmo sitio onde o gato anda, nem no dormir na mesma cama onde o gato possa passear! Está sim nas fezes, na caixa de areia deles e no mexer na zona do rabo. Como a minha gata nunca saiu à rua o médico diz k não há muitas probabilidades dela ter toxoplasmose mas eu não arrisco. Não lhe toco no rabo, na caixa, nem ando cm muitos mimos cm ela. Lá lhe faço uma festinha na cabeça de vez em quando mas a seguir lavo logo as mãos. Claro k não ponho em jogo a vida do meu filho/a, isso estaria fora de questão. Não vou ao exagero de pôr a gata na rua ou dá-la a alguém mas tenho o máximo de cuidados. Ainda não fiz as próximas análises, não sei como andam os valores e isso preocupa-me um pouco. Se deus quiser tudo estará bem.
Em relação à carne, como tudo bem passado sempre, até pk tb não gosto de carne mal passada. Os legumes e frutas sempre com muita lavagem e sem casca. Por acaso foi apetite que me deu sempre (ainda mais agora no verão) é de comer muita fruta e legumes... O que mais me apetece é cenouras cruas, salada de tomate e pepino e maças ou pêras! Também com este calor não apetece nada de comidas quentes.
A Toxoplasmose é como tudo... Há que ter muitissimo cuidado! Não se pode nem deve por em risco a nossa saude nem a vida do nosso bebe. Obviamente k há opinioes e opinioes! Conheço pessoas k mesmo sabendo dos perigos nunca tomaram atençao e era do genero de comer fruta apanhada na hora, saladas onde quer k fosse (nao interessava e os medicos aconselham a comer só dentro do contexto familiar, para que possamos saber se estão bem lavados) etc etc.
Outra coisa que o meu médico me disse foi em relação a certo marisco. Também não devemos comer marisco que seja proveniente da terra/areia... Tipo conquilhas, berbigão, mexilhão, etc... Camarões acho que podemos, perceves e isso assim que não venham da areia. Depois também me falou, como a voces, dos jardins!
Por acaso não conheço ninguém que já tenha tido esta doença durante a gravidez.
Mas também se diga que, muitas pessoas (claro mais as que não estão gravidas e pessoas mais velhas) não fazem ideia do que é a toxoplasmose. No tempo dos nossos avós e até pais não havia isto da toxoplasmose ou rubeola e cá estamos nós, os nossos irmãos, pais, tios, primos etc. Claro, também se diga que, no tempo das nossas avós ou bisavós, em 10 filhos 5 morriam ou +/- isso. Por alguma razão havia de ser. Na altura é k ainda não havia nada disto e muitas vezes não se sabia o porquê de tanto aborto etc.
Acho k ajudei alguma coisinha :P
Beijinhos pra todas :)
14 Junho 2008
ola amiga,é claro ke me custa entregar a "MYA"(gata),mas se os valores na altura assim o exigerem não hesito..pk muitas das vezes mesmo sendo zeloza o cuidado nao xega e atinge nos...não quero de forma alguma dramatizar minhas amigas!!apenas relato a minha história enquanto tive grávida do davi.E "gato escaldado em agua fria tem medo".epahhh....são ideias e opniões...eu respeito todas elas mas manifesto a minha.jokinhas pa todas.
14 Junho 2008
Eu acho que é muito mais fácil fazer uma pesquisa de toxoplasmose a um gato (qualquer veter. o faz), do que o dar, ou fazê-lo sofrer! Como disse a Pinkie e bem, a unica forma de contaminação é as fezes do gato (unica e exclusivamente)!!! O ter gatos, não nos torna "facilitadoras" para a contaminação da doença, desde que os cuidados estejam lá. Se fosse assim não se comia carne, legumes, fruta, etc. Pois o risco de contaminação ao ingerir um alimento desses é bem maior do que ter um gato em casa. Pinkie, se tu não tens toxoplasmose, provavelmente é porque a tua gata não tem, visto que os cuidados que tens hoje, são muito maiores do que os tinhas anteriormente. Caso queiras ficar mais descansada, faz como eu fiz, e leva o bichinho ao veterinário!
Beijinhos
15 Junho 2008
Gostei mt deste tema de conversa, porque finalmente entrámos num assunto que cada uma tem a sua diferente opiniao, no entao cada pessoa respeita a opiniao alheia.
Vejo tb que a maior divergencia de opinioes está relativamente aos gatos.
Concordo com a doce quando ela diz que gato escaldado de agua fria tem medo! E se eu tivesse passado por algum susto axo k me fechava numa bolha de ar (como aquele filme) para nada me tocar!
Eu realmente tb me irrita akelas pessoas k sabem dos perigos e nada fazem para prevenir como ja aki alguem falou. Comer fruta sem lavar etc etc. E dp parece k nunca acontece a essas pessoas!!! É tal e qual como as mulheres k engravidam so com o "cheiro" e fazem aborto, e no outro prato da balança temos meninas como nós que desejamos tanto um bebé e demoramos muito a consegui-lo, e algumas ate têm k recorrer a ajuda medica. É a injustiça a reinar!
Como ja referi, na comida tenho mt cuidado e em relação ao gato ele nao tem caixa de areia, e n lhe dou tantas festas como dava antes e lavo smp as maos depois. Por isso desta maneira sinto me segura. As 1ª analises que fiz tava td bem, a toxoplasmose continuava negativa. Em breve devo estar a fazer outras analises.
Beijokas a todas
16 Junho 2008
ola mimi e a todas,eu só me pronuncio baseada em factos reais que aconteceram comigo.É obvio que adoro a minha "mya" e longe de mim abandoná la!!provavelmente iria para os meus pais uns tempos..nao me interpretem mal...e infelismente continuo a ter toxaplasmose...não sou imune.é importante que entendam que quem nao é imune está susceptivel á infeçcão...e lavar os legumes,evitar a carne mal passada e etc...parece me mais fácil que evitar os mimos e cuidados de higiene do nosso gatinho.eu adoro mimar a minha "MYA"
17 Junho 2008
Oh miga claro k ninguem está a pensar isso!
E sei k as pessoas k optam por dar os seus animais sofrem por a tomar essa decisão, pk os bichitos a gente considera os quase da familia! E ate te digo mais, é muito melhor dar os animais do que trancá los numa varanda o resto da vida, como uns amigos meus! Quando ela ficou gravida o gato ficou trancado dia e noite na varanda, com uns miseros metros para se movimentar. Qd faz calor o gato dele la assar! Quando o bebé nasceu continuaram a deixar la o animal. às vezes sem kerer ele escapava se e la iam eles trancá lo de novo...Axo k n é vida para o gato coitadinho, nem para os donos que nem se utilizam da varanda e tao smp com medo de abrir a porta e que ele venha para o interior da casa.
E axo k fazes bem em pensar assim, e a ti de certeza que NADA te vai acontecer pk mais protegida k isso é impossivel.
Beijokas doces
17 Junho 2008
obrigada linda por me entenderes:)estou plenamente de acordo contigo.adiciona se quiseres o meu mail
edo-ce@hotmail.com
beijokas doces
17 Junho 2008
Provavelmente não me expressei bem!!! Mas se soubessem as barbaridades que eu já ouvi em relação aos gatos?! Sempre que leio qualquer coisa refrente à toxoplasmose em que o principal enfoque é o gato, fico doente! Eu adoro animais, mas mais do que adorar animais, adoro muito mais a possibilidade de ter um filho lindo e saudável! Jamais facilito em alguma coisa!Acho, é que ás vezes, o gato serve para desculpa, para uma coisa que por vezes não se controla! Conheço uma pessoa que já me disse que o gato "produz" a doença, ou seja, a doença aperece do nada e manifesta-se apenas pelo simples facto de ser um gato. Há quem os dê, há quem os isole, e há tambem quem os abandone, e isso, corta-me o coração e por vezes fazem-no por que estão mal informadas.
A toxoplasmose é um protozoário que possui como principal hospedeiro os animais de sangue quente. Existe apenas um animal, que tem a capacidade de escretar de forma viável e contaminante os oocitos destes microrganismos, que é o gato! Daí, o máximo cuidado que é necessário ter quando lidamos com estes bichinhos! Mas, como referi, todos os animais de sangue quente (e alguns répteis tambem) podem ser contaminados através da terra, da água e pela ingestão de outros animais contaminados.
A forma de um gato ser contaminado, é exactamente igual à forma de contaminação dos humanos.
Os oocitos, são termo resistentes (não é fácil elimina-los pelo calor) e podem ser transportados pela água e pelo vento. O protozoário em si, pode ser eliminado por lavagem e seguinte desinfecção (isto em materiais), e nos alimentos se estes forem sujeitos a uma temperatura interna de 66ºC. Apenas na carne de vaca, se esta já esteve congelada, não representa perigo pois a partir dos -18ºC o "toxoplasma goondi" morre.
Um gato depois de ser contaminado tem um periodo de 3 semanas em que pode transmitir a doença, a partir daí, passa a estar imune (como nas pessoas).
Como disse a Doce e bem, nem todos os individuos são iguais e uns são mais susceptiveis de adquirir a doença do que outros, e isso deve-se à sua baixa imunidade (por exemplo, pessoas com HIV apanham com muita facilidade).
Agora deixo aqui umas palavras para vos deixar a pensar, e para vos alertar para uma possível contaminação:
- Quando descongelam carne, fazem isso onde e de que forma?
- Cortam a carne na mesma tábua que cortam fruta/legumes?
- Gostam mais de comer uns bróculos rijinhos, ou mais espapassados (quem diz bróculos, diz feijão verde, ou outro legume)?
- Têem a certeza da qualidade da água que ingerem?
É apenas algumas palavras, mas podiam ser muitas mais...A maior parte das toxinfecções são adquiridas em hábitos de casa, que nos passam completamente ao lado no dia a dia.
Doce, não me intrepretes mal pois não quis criar qualquer tipo de conflito de opiniões.
Uma amiga minha teve os níveis alterados na sua gravidez, e no entanto nunca se chegou perto de um gato. Ela apenas tinha hábitos ao cozinhar, que ela nem sonhava que eram incorrectos.
Beijinhos a todas!
17 Junho 2008
ola amiga moon,acabei de vir da consulta com a minha médica de familia...fui lhe mostrar as analises clinicas e fazer exame ginecologico...:( e sabem que mais ?? ela disse me que devido á minha toxaplasmose não quer o gato próx. de mim e muito cuidado com as restantes coisas claro!enfim...lá vai a mya uns tempinhos pa minha mãe.jokinhas a tds
18 Junho 2008
Meninas, eu tb ñ sou imune, fiz análises, mas só amanha é que vou mostrar ao médico...mas já cusquei e vi que ñ era imune...
Realmente ñ percebia nada do assunto, mas agora com as vossas explicações, já comecei a entender;)
Obrigado
18 Junho 2008
olá a todas :)
compreendo tudo perfeitamente o que se tem escrito por aqui... acho muito bem que tomemos cuidados com as possibilidades de apanhar toxoplasmose. todos os cuidados são poucos.
Moon, colocaste uma questão surpreendente! :) eu não fazia ideia que haviam (também) essas hipóteses de apanhar toxo. nesse caso, sem nos apercebermos, podemos ser contaminadas com muito mais facilidade!
mas uma coisa que eu não percebo... (doce - até já falamos sobre isto no msn)
o meu médico disse-me que quem apanha toxoplasmose alguma vez fica imune a apanhá-la novamente. e quem nunca teve não é imune por isso é que são muito mais as grávidas que não são imunes! tal como a moon também já escreveu aqui, que o gato qdo é contaminado tem 3 semanas em k pode contaminar e que, depois disso, fica como as pessoas, torna-se imune! é isso que não entendo...
então afinal uma pessoa que já teve toxo continua a "sofrer" dela? não se torna imune? fica com toxo a vida toda?! k horro :(
é muito chata essa situação...
assim, doce, como te tens que proteger para poderes ficar grávida? ou podes tentar a gravidez mesmo com toxoplasmose?
Jnhs a todas :)
18 Junho 2008
Oh miga pelo k sei se a gente fica infectada com toxo depois akilo passa e ficamos imunes! Isto em estado normal! Ha muuita gente k teve toxo e nem sabe pk akilo mal se manifesta! Agora o perigoso é apanhá la na gravidez! Pk ao apanhares o teu bebé tb poderá ficar infectado! A ti a coisa passa te mas o teu bebe pode ficar com problemas. A minha cunhada qd esteve gravida , a meio da gestação a toxo acusou positivo nas analises, sinceramente eu n sei se ela tomou alguma coisa nunca lhe perguntei, mas depois nas analises seguintes ja deu negativo e para kem é analista (ela é farmaceutica e percebe disso e explicou me) e k percebe desses valores, ha um valor na secção da toxo k é assim, a toxo dá positiva, vamos fazer analises no mês a seguir e a toxo ja dá negativa, mas ha la um valor k continua alto (significa k a toxo teve presente)e no caso dela esse tal valor deu baixinho, e o k ela conclui é k a analise k lhe deu positivo com certeza k foi um erro do laboratorio (espero k tenham percebido o k tentei explicar). So sei k a menina nasceu perfeitinha e sem problemas nenhuns. Mas aposto k ela a mãe apanhou um valente susto na gravidez! Mas aki entre nós k ninguem nos vê nem ouve, a minha cunhada nunca se preocupou mt com higiene, e cuidados na gravidez por isso se ela tivesse apanhado o virus a serio n me admirava nada! Ai esta minha grande boca smp a falar mal!!!
hihih
Jokas
18 Junho 2008
isso mesmo amiga...o perigoso é apanhar na gravidez..pk nao podemos ser medicadas para isso,a mim aconteceu na gravidez do meu filho nao estar imune á doença e a medica pediu logo cuidados para eu nao contrair a doenca...pk 1 vez apanhado a nao ha nada a fazer em relação ao bebe...é seja o ke deus kiser.não estando grávida a doença manifesta se de modo 1 pouco silencioso...ou seja através de alguns sintomas ke nem nos apercebemos.o meu caso é que quero engravidar mas para isso ja tou avisada ke nao sou imune...portanto vou me adaptando á situaçao e assim ke tiver tomo as medidas indicadas pela médica sem falhar uma unica!!
18 Junho 2008
Olá Doce!! É normal que a tua médica te tenha dito isso, ela não sabe se a tua gata tem ou não a doença e se é um animal que está habituado a ir para um quintal/jardim, ou se de alguma forma possa entrar em contacto com outros gatos ou outros níveis de transmissão (pela terra, por exemplo).
Depois das questões as respostas:
- Nunca em tempo algum se pode descongelar carne no lavatório/pia da cozinha, não só pelo problema da toxoplasmose bem como pelo problema da contaminação de algum microrganismo patogénico (Salmonella, Listéria, etc..). è
É muito dificil garantir, que a higiene e desinfecção seja feita de forma altamente eficaz. Não se esqueçam que é nesse sitio que se lava os alimentos que se ingerem em cru (por exemplo, saladas);
-A tábua de carne deve ser exclusiva só para carne (mesmo quando não estamos grávidas, pelos mesmos motivos que os de cima). As tábuas não são feitas em material liso, e quando utilizadas ficam golpeadas, tornando-as muito mais dificil de lavar/desinfectar.
-Os legumes devem ser muito bem cozidos (não é preciso ser papa), mas temos de garantir que o centro atinge os 66ºC. O parasita pode estar na água da rega, ou no solo que contamina o produto e que por sua vez só "morre" caso seja exposto a 66ºC.
-É preciso ter muito cuidado com água que ingerem sobretudo se é proveniente de um furo/poço. A da rede pública é desinfectada, mas por vezes existem fugas/contaminações na rede que não são preceptíveis.
Uma forma de contornar a parte de desinfecção dos materiais, devem primeiro lavar (com um detergente loiça, etc), e depois desinfectar com lixivia (tenham atenção que a lixivia não mata tudo, ela perde esse poder quando em contacto com a matéria orgânica). Portanto têm que garantir que a lavagem é bem feita, para a desinfecção ser eficaz.
Os alimentos em cru (saladas) ou pouco cozidos (legumes), devem ser desinfectados. Existe num mercado a Amukina, já ouviram falar? resolve de forma eficaz o problema. Tb pode resolver o problema com lixivia normal, mas desanconselho por completo, pois é uma concentração muito fraquinha e de dificil medição, podendo ser prejudicial para a saúde (antigamente fazia-se com muita frequencia). Outra coisa muito importortante... os morangos, framboesas, amoras!!! São frutos porosos e que nunca podem ser desinfectados, devido a poder absorver o desinfectante e ser prejudicial para a saúde. Não se devem mesmo comer nesta fase, pois uma vez contaminados no seu interior, não há como desinfectar, a não ser cozinhando-os (numa tarte por exemplo).
Em relação a deixarem ir o gato à rua... bom essa é a melhor forma de contagio para que o animal adquira a doença. Eu se fosse vocês, mantinha-os em casa, deixava-os de "quarentena" 3/4 semanas, até deixar de estar doente (caso tivesse sido contaminado, claro) e passasse a estar imune. Só depois de ter o bebé, é que o deixava ir dar a voltinha dele até à rua outra vez. Os meus nem à varanda vão. São mesmos gatos de casa e não vacilo na contaminação deles.
Pynkie, o que o médico quis dizer foi que, uma vez doente criam-se anticorpos (e ficas com o género de uma vacina), para que quando estiveres exposta outra vez à doença, o teu "corpo" possa defender-te contra a infecção. Ficas "vacinada", e não doente para sempre.
Espero ajudar, e esclarecer algumas coisas.
Beijinhos a todas!!
18 Junho 2008
moon, eu percebi o que escreveste... como k perguntei referia-me à situação da doce porque ela expressou-se como se tivesse toxoplasmose. mas o que ela quer mesmo dizer é k não é imune à toxoplasmose. como tal, e como a maior parte de nós, tem que ter os cuidados necessários para não ser contaminada, uma vez que estamos susceptiveis de apanhar toxo.
eu já combinei cm o meu marido e qdo fizer as proximas análises (pra semana) se algum valor der positivo na toxo vou com a minha gata ao veterinário saber se ela tem ou não e se poderá contaminar-me. eu duvido muito porque ela nunca vai à rua. de qualquer maneira, caso algum valor der positivo tiro as duvidas e, caso ela nao tenha nada (ou nao seja imune - sinal de que nunca teve) poderei chegar à conclusao que nao foi atraves dela!
em relação aos gatos podemos, mais facilmente, saber se serão os possiveis transmissores.
jnhs pra todas
19 Junho 2008
o importante no meio disto tudo é ke partilhamos as nossas opnioes e receios..e que de certeza absoluta que cada uma de nós fará o que achar mais correcto...ahhh!!!ia me eskecendo...ontem na consulta com a medica ela falou me de tentar por a minha MYA de férias em alguém de confiança kuando eu tiver de bebé...e explicou me ke se contagia pela saliva também...a minha mya adora lamber-me na cara.estranhei a afirmação da médica.mas...hoje de manha fui ver a MYA e ela tava na caixita dela a fazer as suas necessidades e logo a seguir ainda com as fezes(pk tavam moles) no rabioske...toca de lamber para se limpar...aí sim ..entendi a médica:)e prontos!!acabou-se-me o stock sobre este assunto.a todas as futuras mamas muitas felicidades e ás ke estão no treino muita sorte:) jokinhas
19 Junho 2008
Meninas eu sou imune á toxoplasmose... Fiquei feliz por o ser menos uma preocupação de futuro mas mesmo assim vou ter muito cuidado com os alimentos e não só... Como na altura já devo ter a Minnie em casa vão ser dois gatos a que por 9 meses não vou limpar a casa de banho.... Maridão vai ter esse trabalho!! :)
21 Junho 2008
É este o tópico!
15 Julho 2008
Não sei se sou imune à toxoplasmose, mas tenho uma tartaruga como animal de estimação. Não sei se é prejudicial :S Desculpem a minha ignorância, mas agradeço se alguém me puder esclarecer.
Beijinhos
16 Julho 2008
Axo k n tem problema nenhum, mas por duvida da coisa lava as maozitas depois de mexeres nela. Eu penso k no k toca a toxoplasmose o perigo esta so nos gatos...Alias nas fezes deles.
Fica tranquila linda :)
Jokas
16 Julho 2008
Obrigada amiga, fico mais descansada :))
Beijinhos
16 Julho 2008
Todas nós, até nos explicarem, não sabemos as coisas.
Eu por ex. também, não fazia a mínima ideia o que significava toxoplasmose.
Quando fui á minha primeira consulta com a obstetra, ela elucidou-me sobre o que era e as precauções que temos que tomar, visto não sermos imunes.
A toxoplasmose transmite-se através das vezes do gato. É um “parasita” que se encontra nas vezes do gato (e apenas no gato) que prejudica o feto. Pode causar más deformações no bebé.
Normalmente o que os médicos aconselham, é que se lave muito bem todos os vegetais e frutas, que se coma carne muito bem passada e se tivermos gatos, usarmos luvas quando vamos remover a areia, para não entrarmos em contacto directo com as fezes. Este é o cuidado que devemos ter.
A tua tartaruga não irá prejudicar em nada o teu bebé, nem a ti.
Muitos parabéns, e que corra tudo bem com a tua gravidez.
Bjs
16 Julho 2008
Obrigada amiga, não fazia a minima ideia do que era a toxoplasmose, só soube depois de ler os v/ testemunhos, mas como fiquei com dúvidas em relação à tarta achei melhor pedir uma opinião.
Infelizmente ainda não estou grávida, mas espero ter a minha estrelinha em breve :)
Beijinhos
16 Julho 2008
Estive a ler os vossos comentarios e eu apesar de ter tido sempre contacto com gatos tb n sou imune. Na minha primeira gravidez com medo de ter toxoplasmose dei o meu gato a uma prima de uma amiga...o meu filhote nasceu eu nao voltei a levar gato nenhum la pr casa com medo de infecçoes que tanto dizem que os gatos causam. Pois é, a vida dá muitas voltas...o meu filho aos tres anos apareceu-lhe um eczema atópico na cara. Voces nao imaginam a minha luta para combater aquilo, comprei de todo tipo de cremes e pomadas ate que descobri uma pomada que lhe fazia melhor mas custava 50 euros (protopic)..claro que até podia custar 100 eu comprava na mesma!! O que é certo é q melhorava mas nunca desaparecia por completo...dermatologistas mais dermatologistas e nada! Um dia li numa revista q fizeram um estudo e os gatos combatiam essa doença...já tinha experimentado de tudo entao resolvi levar uma gatinha para casa no ano passado em setembro. O meu filho já tinha complexos na escola por ter a cara sempre manchada como se fosse cieiro muito vermelha...e toda a gente perguntava: o q tens na cara? Ele sofreu muito com isso e com a comichao que dava. (o meu filho ja tem 8 anos) Podem nao acreditar mas desde que tenho a minha MYA la em casa o meu filho nunca mais teve NADA! Nadinha...desapareceu tudo! É claro que devo muito á minha gata, adoro-a por tudo e agora q tou a tentar engravidar nao a tiro de casa por nada deste mundo. O q ela fez ao meu filho nunca nenhum medico o conseguiu fazer..
16 Julho 2008
Oh linda a tua historia é mesmo engraçada e irónica!!
É isso mesmo que eu ás vezes penso, nós tentamos proteger tanto e fazer tudo pelo melhor e por vezes estamos é a prejudicar! Olha eu sempre ouvi que nao se deve fugir dos microbios e bacterias, porque depois quando eles nos tocam é muito pior pois nao criámos anti-corpos, bom nao deve ser bem assim que se diz mas tu percebes o que eu quero dizer!!!!
jokas
16 Julho 2008
São as palavras que descrevem a forma de evitarmos possiveis contaminações!!
Viva aos gatos!!! (eheheh)
Beijinhos
16 Julho 2008
O meu obstetra disse que eu não era imune pk era uma "menina da cidade" lol
Sabiam que existem países onde dão carne infectada com toxoplasmose ás raparigas(por volta dos 13-15 anos) para elas ficarem imunes?! Afinal os sintomas são apenas como uma gripe ligeira...
Eu fui muito paranóica durante a minha gravidez (quase não comia legumes crus e congelava a carne toda), o obstetra dizia que eu era louca :) Que se em 30 anos nunca fui contaminada, não era agora que ía ser! Ele só recomendava que não comesse salada nos restaurantes e carne mal passada.
17 Julho 2008
É impressionante como já estamos no sec XXI e ainda existe falta de informação. NÃO É PRECISO LIVRAR-SE DOS GATOS NEM DOS CÃES por causa da toxoplasmose, só é necessário ter alguns cuidados como usar luvas quando se mexe na caixa de areia dos gatos.
29 Setembro 2008
É incrível as barbaridades que se ouvem sobre a toxoplasmose. Choca-me, porque essas "verdades absolutas" na maioria das vezes parte dos próprios profissionais de saúde.
Na minha penúltima consulta, tive que confrontar a enfermeira pelas recomendações que me estáva a dar, ao ponto de lhe pedir que com a próxima paciente ela tivesse a decência de se informar antes de recomendar fosse o que fosse em relação a esse tema! Portugal no seu melhor!!
Beijinhos
29 Setembro 2008
Ola como muitas de voces tambem nao sou imune a toxoplasmose, ao inicio fikei muito receosa , porque ja sei disto antes mesmo de engravidar, quando pensei em engravidar fiz analises completas ao qual ja me puseram alerta desta situacao ... nao conhecia nem sabia e para mim axava impossivel, pois sempre lidei na terra quando era mais pequena e sempre brinquei com animais, fikei mais alerta claro e tenho os cuidados necessarios, ate agora tenho 24 semanas de gravidez e os medicos dizem que esta tudo normal com o bebe,mas fico sempre receosa.... mudei muitos dos meus habitos .... mas deixar os animais incomoda/me,mas tenho o maximo de cuidado com eles.
06 Outubro 2008