![]() |
Descriminação |
![]() |
|
Criado por marianita Quarta-Feira Junho 18, 2008 11:33 |
||
|
Ontem sofri de descriminação por estar grávida! A minha história é a seguinte: eu sou actriz e produtora e trabalho no Teatro Mundial em Lisboa, mas ultimamente este teatro tem tido algumas dificuldades financeiras, pelo que há 3 meses que não recebo. Assim sendo decidi procurar outros trabalhos, até mesmo noutras áreas porque para além de mais do que nunca precisar do dinheiro eu não consigo estar parada. Ontem fui a uma entrevista para um part-time (call center). Como a minha barriga já se nota, mal entrei a senhora que me atendeu disse: "Desculpe a indescrição, mas você está de bebé?". Claro que eu disse que sim, ao que ela respondeu: "Vai-me desculpar, mas nessas condições não vai ser possivel ficar com o trabalho!". Arregalei os olhos, a senhora (estou a ser simpática por a tratar assim) nem sequer me entrevistou. Entretanto soube que pelo novo código de trabalho ela ou a empresa onde trabalha me deveria pagar uma multa, porque a abordagem que fez foi completamente descriminatória. Eu, por uma questão de seriedade ía sempre dizer, no final da entervista, que estou grávida, porque mereço ser ouvida e o factor eliminatório deve ser sempre a avaliação de competências e não cor, gravidez, idade ou deficiências. Não quero dizer "enfim", porque dizê-lo seria resignar-me, mas tenho pena de quando fiz a suposta entrevista não estar mais bem informada sobre o código de trabalho porque em vez de ficar de olhos arregalados teria sem dúvida dito umas boas verdades e a "senhora" em causa não teria ficado impune. |
||

Alimentação

Minha linda, não duvides que a mulher seja em que circunstancia for será sempre discriminada face ao homem por causa da gravidez e da licença de parto! Essa é uma batalha em que definitivamente não levamos vantagem, imagina eu à 5 anos atrás a concorrer para uma função num banco e dizerem-me que os homens podem ter menos competências e capacidades profissionais que serão sempre pretendidos face às mulheres, isso é inegável.... mas não vamos baixar as armas! Vamos ser fortes como sempre fomos e lutar contra injustiças e eu não sou feminista, vê lá se fosse... grrauuurrrr que raiva...lololo
18 Junho 2008
...há com cada uma!!!
Amiga fiquei de boca aberta e olhos arregalados com o que li do teu testemunho. Onde já se viu!!!! Gravidez não é doença. É uma benção.... Essa senhora não deve ter filhos de certeza. Quando uma pessoa mais precisa de apoio, ainda por cima se estás sem receber ordenado, é que nos fecham as portas??
É REVOLTANTE!!!!! Queria ver se as mulheres deste país não tivessem filhos onde iamos parar. Aí podia ser que o nosso governo/instituições/empresas pensassem um pouco mais na nossa situação.
Espero que corra tudo bem contigo amiga e muita força....
Vera
18 Junho 2008
Infelizmente é assim, e como referiu a fevereira vao sempre haver discriminações entre homens e mulheres! Quantos escritorios nao vejo eu so com empregados homens??? Porque é k será! Pois os homens nao pairem, nem tao de mau humor na mesntruação nem têm de faltar porque o filho esta doente com varicela!
Axo k fazias bem eu reclamar da situação mas por outro lado axo k te vais xatear tanto e no fim n vai valer de nada....
Coragem amiga e ergue a cabeça!
Jokas
18 Junho 2008
Sinceramente chateio-me muito mais por não ter feito nada. Neste momento não posso fazer nada, mas para a próxima já sei o que dizer. O que me fizeram foi tão descriminatório como se fosse deficiente ou de outra cor. E a descriminação é crime. Não sou crente, sabia perfeitamente que pelo facto de estar grávida seria muito dificil arranjar um trabalho temporário, mas não esperava uma resposta destas. Quem me atendeu é ignorante pura e simplesmente porque nem sequer sabe que pos em causa a empresa para onde trabalha. Ficar calada jamais. Não espero ter alguma coisa no final e podes ter a certeza que não me vou chatear nem um bocadinho, mas a pessoa em si, pelo menos não vai dormir umas noites. Só assim se pode acabar com este tipo de gente.
A mulher grávida também precisa de comer, a mulher grávida é uma pessoa como qualquer outra e merece tanta consideração, respeito e confiança que qualquer outra.
18 Junho 2008
Infelizmente nós mulheres, na maior parte dos empregos, somos descriminadas relativamente aos homens.
Então a gravidez é um factor muito negativo para os empregadores. Eu sei de casos, em que após engravidar, os contratos não são renovados e ficamos sem emprego após a criança nascer.
A natalidade tem vindo a decrescer, no nosso país não há nenhum incentivo para termos filhos, pelo contrário.
É revoltante....
Olha Marianita, espero que tenhas sorte na tua busca de part-time e que encontres alguém mais humano numa próxima entrevista.
Beijinhos e boa sorte
18 Junho 2008
Marianita, vais fazer queixa, certo?
Eu teu nome e em nome de todas as mulheres gravidas e também aquelas que já passaram por isso.
Espero que sim, linda.
Beijos orgulhosos da tua gravidez
18 Junho 2008
amiga nem sei como aguentas-te sem meter logo essa mulher no seu lugar...essa situação é inacreditável...nenhuma mulher merece ser descriminada por estar grávida...gravidez nao é doença e a mulher merece ter os mesmos direitos ou até mais do que os que ja tem normalmente...se essa pessoa que te disse isso estivesse a passar pela mesma situação que tu de certeza que não gostava que lhe fizessem o mesmo...mas acredita que um dia ela vai pagar por todos os seus actos...
desejo-te muita sorte amiga e mt FORÇA!!!
mts beijinhos
18 Junho 2008
é preciso ter-se lata...realmente...olha, eu já tinha ouvido falar dessas descriminações...mas assim esse descaramento, fonixxxx...
Acho mto bem que faças queixa...orgulha-te é da tua barriguinha querida.
Um beijinho mto carinhoso pa ti e para todas grávidas giras:) e treinantes giras tb ehehehe;)
18 Junho 2008
Estou chocada, é sempre a mesma coisa, eu se fosse a ti fazia queixa. Eu tenho uma amiga q quando a empresa soube q ela estava grávida foi despediada, ela não perdeu tempo e meteu-lhes um processo em cima q o lixou e ganhou uma boa indemnização.
Por isso força. Beijinhos e boa sorte...
18 Junho 2008
Quantas e quantas vezes eu nao vejo escritorios inteiros com empregados homens? E porquê? Pk os homens nao pairem, os homens n andam de mau humor qd estao na menstruação, nao precisam ficar em casa qd os filhos tao doentes...É triste mas é verdade! Na minha opinião a trabalhadora gravida é vista como uma papassorda, que passa a vida em medicos e em analises e exames, uma coisa mole e pesada e k se mexe devagarinho....Um autentico emplastro! Como ja referiram mts empresas despedem as mulheres qd estas ficam gravidas, k horror! E ja para nao falar k ninguem dá emprego a uma gravida!
Mas eu tb kero falar aki duma coisa! Qts pessoas voces nao conhecem, k n gostam de mexer uma palha??Qd mulheres voces nao conhecem k assim k engravidaram meteram baixa (e nao estou a falar das k realmente precisam da baixa, atençao), eu falo disto pk eu tenho uma amiga k tava em casa desempregada...arranjou trabalho numa loja, passados 2 meses ficou gravida! "ah e tal é mt melhor tar em casa!"Pumba drª dê me ca baixa! Inda por cima ela tem a sorte de ter uma medica k é so pedirem k ela faz tudo, pk se fosse a minha medica so qd uma pessoa ta a morrer é k ela passa baixa! Entretanto o puto nasce ela fica de licença de parto...entretanto acaba o contrato e nao estou a ver a patroa a renovar lhe o contrato. E la fica ela toda contente a fazer o k mais gosta k é tar em casa!
E é por estas e por outras k dp paga o justo pelo pecador! Pk ha mt gente necessitada de trabalhar e k gosta! Mas é assim a vida! É injusto!
Desculpem se fui um pouco dura e mais uma vez digo k isto das baixas é uma minoria, nao estou a dizer k toda a gente mete baixa por gozo!!
Foi um desabafo
Jokas
18 Junho 2008
Ligaram-me da empresa onde fui ontem a pedirem imensas desculpas, e agora querem que lá vá amanhã para reconsiderar o trabalho. E eu vou claro, vou muito seca na forma como falei com eles, mas vou, quero um pedido de desculpas e quero o trabalho. Não sabem com quem se metem, ihihihih!
18 Junho 2008
Onde se lê "vou muito seca" é para se ler "fui..."
18 Junho 2008
Ainda por cima com os nervos e a irritação hoje comi um chocolate preto inteiro. Não é justo!
18 Junho 2008
Ainda bem.
Quando lá chegares tenta (LOL) ser educada mas não dês "abébias".
Eles que te peçam desculpas...
Esquece o choc, ainda por cima é preto. Só faz bem.
Beijos e depois conta as novidades
18 Junho 2008
Olha axo k ja to a ver o filme, devem ter perguntado á srª pelas candidatas e ela la deve ter contado "ah imaginem so k apareceu aki uma gravida a pedir emprego! claro k nem a entrevistei!" e to mm a ver o patrao a ficar verde (a saber dessa lei do trabalho) e a ralhar com ela XAME IMEDIATAMENTE ESSA CANDIDATA!!
Hehehe é assim mm miga, vai la e faz lhes a "folha"!!
Olha em relação ao chocolate deixa la, eu hj tb to mt enervada aki no trabalho e á bocado fui aki ao cafe do lado e toma la da cá um bolo cheio de calorias!!! O maior k la tava! Oh pá de vez em qd tem k ser!! é pa acalmar o stress!!
Inda por cima n consigo engordar, so este mes emagreci 2kg (o puto é comilao) :)
Jokas e boa sorte, amanha conta nos TUDO
18 Junho 2008
Sim, conto claro.
Tens sorte de não engordares. Eu no 1º mês engordei 10kgs (uma loucura louca), e até agora engordei mais 1kg...bolas. Já peso 68kgs com 3 meses, ando a ter mesmo muito cuidado porque não queria mesmo nada passar dos 80kgs. O que decidi fazer foi fazer de conta que os 1ºs 10kgs não contam e a partir daí engordar no máximo dos maximos 13kgs, isto já a dar muita margem, porque o que eu queria mesmo era ficar nos 75.E anadava a portar-me tão bem, mas o chocolate teve de ser comido, agora vou tentar só comer grelhados e cozidos para compensar. :S
18 Junho 2008
que bom amiga...uma grande surpresa...de certeza que o patrão de "senhora" quando soube da situação deve de a ter metido logo no lugar dela...lolol imagina a situação em k a dita se meteu...lol para a próxima já não se arma em estúpida com ninguém....boa sorte amiga e dp vem contar como foi...e as meninas tem razão...eles tem que te pedir desculpas...
beijinhos
18 Junho 2008
Sim esses 10kg n contam miga. Olha eu pesava 61 kg e agora to a pesar 59kg (na balança do centro de saude) pk eu casa peso me na minha e dá smp igual 61/62! a diferença é k a minha balança ainda é das de ponteiros...deve ser por isso. Eu n keria passar dos 70 (se n fosse pedir mt) a minha mae so engordou 5 kg nas duas gravidezes, pode ser k cmg seja igual, ficava com 66kg n era nada mau e dp do parto de certeza k ficava logo com o meu peso.
Olha dava um bom topico de conversa, os kilos da gravidez, mas agora ainda n tem piada pk a maior parte ta agora na gravidez...e no inicio ou meio dela. So la pó fim do ano é k ja ha mts meninas a reclamar dos kilos a mais ou n no fim do parto lol
Jokas
18 Junho 2008
sim, depois vai ser giro ver a nossa coragem de dizer aqui direitinho qts kgs engordou.Medo!
18 Junho 2008
Eu escrevi aqui esta minha história menos feliz, porque: 1º estava-me a sentir sufocar e ou berrava bem alto ou escrevia. Escrever é óptimo, alivia imenso. 2º porque muitas de nós não está a par dos direitos que tem e porque não podemos admitir que ninguém fale connosco desta maneira. Bom, fiquei muito satisfeita por me terem ligado e reconhecido (seja por que razão for) que estiveram mal. Não imaginam como foi bom sentir que não estou sózinha nisto Porque na gravidez, e se não tivermos mais ninguém próximo a passar pelo mesmo, pode ser solitaria, quanto mais não seja pela ultra sensibilidade. Espero sinceramente amanhã trazer boas noticias e ficar com o trabalho. Não é a minha área, nem nada que se pareça, mas eu gosto e preciso de estar ocupada senão enlouqueço. Até porque a situação da minha empresa é temporária. Mas para além de estar parada também quero ter dinheiro para comprar uma roupinha para o meu bebé. Eu sou a mãe e às vezes dou por mim triste porque até agora não pude nem sequer espreitar loginhas. Deixei de receber exactamente no mês em que engravidei - é preciso ter galo! Mas vocês têm me dado muita sorte, porque aqui existe mesmo uma corrente muito positiva e sente-se que todas nós só quer que tudo corra bem a todas.
Obrigada, vocês são uma benção e espero eu própria também contribuir.
Beijinhos
18 Junho 2008
Boa noite meninas!
Eu felizmente sou uma beneficiada, pois a minha empresa trata muito bem os trabalhadores, e qq coisa estão sempre prontos para me ajudar. É uma multibncional e não é portuguesa (não sei se é por isso ou não). Mas eu conheço uma história que aconteceu a uns anos com uma colega de faculdade no seu 1º emprego...
Vocês acreditam, que ela assinou uma clasula que estava no contracto, que não iria casar/juntar-se durante os próximos 12 meses?? claro!! o problema não era o casamento, eram os possíveis filhos...
Realmente, se hoje em dia ainda existem pessoas que são rejeitadas em entrevistas por estarem grávidas, ou que não renovam o contracto pelo mesmo motivo...é lamentável!
18 Junho 2008
Olá a todas, tenho boas noticias. Hoje fui falar com a empresa que me descriminou e a coisa correu muito bem: para além de me terem atribuido o trabalho ainda fazem questão de fazer um contrato para que possa usufruir de licença de parto. Eles pelos vistos normalmente só trabalham com recibos verdes mas dada a circunstância vão fazer um contrato. As coisas às vezes até funcionam e é bom saber disso. Obrigada mais uma vez a todas e se vos acontecer já sabem :)
Beijocas
19 Junho 2008
Parabéns fico muito contente por teres conseguido, eu sou como tu se fico parada, da-me um ataque e sem dinheiro ainda pior... Eu trabalho por conta propria há meses q ganho mais e outros menos, e há meses q tenho mais trabalho do q outros. quando tenho pouco trabalho fico doida...
Beijinhos e boa sorte no trabalho novo.
19 Junho 2008
Bem ja tava a ficar stressada sem saber novidades!!
Que bom miga, ainda bem que tudo correu bem, e bem vistas as coisas ainda bem que no outro dia correr mal, porque agora tens mais regalias! É como diz o ditado, ha males que vêm por bem!! :)
Olha outra coisa, quero tb dar te os parabens pela maravilhos profissao que tens! O teatro é uma coisa que está em vias de extinção, e ainda bem que ha pessoas como tu dispostas a que isso nao aconteça!!!! Mts parabens!!!
Beijokas
19 Junho 2008
Sim, o teatro e este meio profissional não é mesmo fácil. Eu comecei a estudar teatro numa escola profissional do porto com 15 anos e depois segui para a escola superior. Licenciei-me mesmo nesta área e já ando nisto há 16 anos...não me lembro nunca de ter feito ou pensado fazer outra coisa, embora não seja uma área que dê segurança...´´e só mesmo para quem gosta muito. Mas o que tem graça é que eu estive a produzir esta última peça do Mundial e quando ela estreou foi mais ou menos quando eu soube que estava grávida. E qual é a piada? A piada é que todo o espectáculo é passado numa clinica de reprodução onde 3 homens comparecem porque receberam uma carta. Não conto mais...quem for de Lisboa não percam e vão lá ver. Vale muito a pena.
Deixo aqui o blog que tem fotos do espectáculo.
http://odiadopai.blogspot.com/
19 Junho 2008
Que fixe miga! Entao sendo assim és a mariana camargo da produção certo? E trabalhas com montes de actores conhecidos da tv! Olha to mt contente a sério! Esta peça deve ser bem gira!!! Estou a ver que falar em paternidade, e espermatozoides deu te uma optima inspiração looool
beijokas e felicidades para o vosso teatro!
19 Junho 2008
Olá meninas,
Fiquei boquiaberta com o que li. Sei que conseguir um emprego estando grávida é complicado (senão quase impossível), mas pensei que no mínimo fingiam que isso não tinha importância.
É de facto pena que existam pessoas assim. Na maioria dos casos as entidades profissionais, ao saberem que uma das funcionárias se encontra grávida, começa logo a preparar para a não renovação do contracto.
Estou a trabalhar vai fazer 3 anos numa empresa (já estou efectiva), mas continuo á procura de outro trabalho, que me estimule mais. Após saber que estava grávida, fui chamada para uma entrevista numa clinica conceituada. Fui entrevistada pela directora de recursos humanos e dois dias depois já estava a ser chamada para falar com o director. Senti necessidade de nessa altura dizer que estava grávida. Foram impecáveis comigo, quiseram á mesma que eu conhecesse o director, e ele foi muito simpático. Mas isto foi á duas semanas e até agora, nada. Acredito que o interesse por mim desapareceu a partir do momento em que disse que estava grávida. Estou triste, pois devido á maneira que fui tratada, fiquei com algumas esperanças, mas….
O problema, é que sendo assim tenho que dizer ao chefe da empresa que estou a trabalhar que estou grávida. Não sei quando é que devo anunciar, se é melhor enviar uma carta registada, para me precaver… Como é que vocês fizeram?
Ficar desempregada nesta altura não era exactamente o que eu pretendia.
Marianita
Fiquei contente por teres conseguido esse trabalho. Muita sorte nesse teu novo emprego.
Felicidades para todas. Beijinhos
04 Julho 2008
Então kida como é que vai o novo trabalho? Conta....Jokas
07 Julho 2008