![]() |
AJUDA!!!!Dúvidas em relação á gravidez....... |
![]() |
|
Criado por bekinha Segunda-Feira Agosto 25, 2008 00:39 |
||
|
Olá amigas!Sou nova por aqui mas gostei imenso do forum!!!!Estou a treinar para a gravidez, mas estou algo receosa....A parte monetária tem-me preocupada imenso, pois a coisa não está nada fácil....Gostaria que quem já soubesse como funciona, explicasse como funciona a parte de recebermos a baixa de maternidade( se vem tudo junto, se recebemos a 100%, se demora muito...)È que ouço versões contraditórias, mas é muito importante para mim ser mãe, mas como não temos apoios de familia, tenho andado algo receosa....já sei que posso pedir subsidio depois das 13 semanas, mas pouco me calha....Obrigada a todas e continuem com este maravilhoso espirito de entreajuda...... Bekinhas |
||

FÉRIAS

É assim: é feito um cálculo dos teus últimos meses de ordenado bruto (aquilo que receberias sem descontos). Se for a 100%, recebes o teu ordenado bruto por completo multiplicado por 5 (a partir de Janeiro a licença de maternidade a 100% passa para os 5 meses). Com a nova licença poderás ficar até 1 ano em casa, mas com o prejuízo de receberes os últimos 6 meses a 25%.
Eu vou optar pelos 1ºs 6 meses a 83% (mesmo nao sendo a 100%, o ordenado é bem superior do que estar a trabalhar - pelo menos no meu caso).
Recebes os 5/6 ou 12 meses por inteiro ao fim de alguns dias após o parto (é sempre menos de 1 mês à espera).
Espero ter ajudado.
Beijinhos
25 Agosto 2008
qd foi da minha filha eu nao tive direito a nada disse,e foi a 2 anos,havia um subsidio de nascimento e eu fui a segurança social pra me informar e foi me dito k tinha cortado isso tdo e para recompensar esse subcidio iam me dar durante o primeiro ano de vida da minha filha 108€ de abono e foi só o k tive direito,e se isso tdo k voces dizem k tem direito ja existia nessa altura cada vez me dá mais raiva a segurança social de portugal,desculpem k eu diga mas por isso é k portugal cada vez ta pior em vez de andar para a frente anda pra traz,
25 Agosto 2008
Eu refiro-me à licença de maternidade, não a abonos...
e à 2 anos atrás isso já existia. Aliás, já existe à bastante tempo. Hoje em dia, gravidez, baixa de risco, aborto é tudo pago a 100%. Trabalhavas na altura? Se sim à quanto tempo? Fazias descontos?
Beijinhos
25 Agosto 2008
Estou muito mais elucidada....è que ter um filho é a coisa mais linda que nos pode acontecer, mas decerto que tem se convir que não sai barato....e eu quero dar o meu melhor ao meu rebento!....mesmo assim as coisas estão melhor que há alguns anos atrás, lá isso é verdade.e mesmo assim toda a ajuda é pouca....obrigada meninas...agora é continuar a treinar......
25 Agosto 2008
BEm tocaram aqui num assunto interessante ....
Mal temos o bebe, dpeois entregamos a baixa e quando recebemos? é mes a mes? ou td junto?
Eu vou ter o bebe em Janeiro (meios do mes) se escolher 5 meses, sao 5 meses a 100%??
Obrigado
26 Agosto 2008
eu na altura ja trabalhava a quase 3 anos e tdo declarado tive de baixa e recebi a 100% graças ao meu medico k fez como fosse baixa de risco se nao eu nao tinha recebido quase nada
26 Agosto 2008
Sei que temos a horas p amamentação quando voltamos a trabalhar até o bebé ter 1 ano...é assim não é?eu tenho 2 trabalhos, mas vou passar a ter só um de 5 horas diárias.th direito a 2 horas tb?e recebo o ordenado por inteiro?desculpem a ignorância, mas é ke realmente tenho recebido informações contraditórias lá onde trabalho....enfim....
Obrigada Bekinhas
26 Agosto 2008
Não tenho a certeza, mas se és part-time não tens as mesmas horas de amamentação que as pessoas de full time. Não faz sentido... de qq maneira, amanhã digo-te concretamente, mas provavelmente só terás direito a 1 h e não a 2h (isto em cada trabalho de part-time). Não é feito qq desconto no teu ordenado, se no trabalho te dizem o contrário é porque nao percebem nada de lei do trabalho. Não só tens direito, como nao entra para o teu absentismo anual - nao perdes nenhumas regalias!
Beijinhos
Beijinhos
26 Agosto 2008
Baixa de risco foi até o bebé nascer. Depois, tives-te a licença de maternidade, certo? Se gozas-te 4 meses recebes-te o mesmo valor que a baixa de risco (mais ou menos, porque os meses para cálculo são diferentes), se optas-te pelos 5 meses pagaram-te a 80%.
Estávas a recibos verdes? Tinhas ordenado base? Aó há excepções, mas todas as outras estão contempladas.
Ou seja, se trabalhas por conta de outrém e se fazes o desconto para a segurança social, tens direito a licença de maternidade - não há outra forma.
Beijinhos
26 Agosto 2008
Tb me parece ke seja só 1 hora.Elas lá são tramadas, há lá pessoal a trabalhar há quase 1 ano e nem marcam as férias ás pessoas nem dizem nada....Eu bati o pé, fikei efectiva e gosei as minhas férias.Não se pode dar muito espaço senão passam-nos por cima....não está fácil....Ainda anteontem fikei a pensar.....estava a trabalhar com uma bruta dor de barriga por causa do periodo, mas não fiquei em casa, pois...pedi três vezes para ir tomar um comprimido e não me deixaram!!!!(trabalho na caixa).Amanhã vou perguntar a uma das minhas responsáveis se é assim ke se vão comportar quando estiver gravida.....è que eu adoro trabalhar e visto a camisola, mas elas abusam da boa vontade, como tal não há lá grávida que fique lá trabalhar até ao fim da gravidez!!!!!Sou de opinião que gravidez não é doença, mas implica certas situações tipo fome, bexiga cheia em fim de tempo e outras coisas assim.....bem a esperança é a ultima a ir.....lolllll
26 Agosto 2008
Posso saber onde tu trabalhas? Desculpa a questão, mas começas-te a falar em caixa e em responsáveis e achei que pudesse ser em algum hipermercado.
Beijinhos
27 Agosto 2008
Sim trabalho na caixa (Grupo Auchan ).....Gosto muito do que faço, mas começo a notar alguns senãos......
27 Agosto 2008
Ola linda
Ja nao é a 1ª vez k oiço historias como a tua...Eles sao mt rijidos, nao deixam a pessoa virar se pó lado 1 segundo, qt mais ir ao wc ou tomar um comprimido, é muito injusto! Mas eu ás vezes ponho me a reparar, e nao é por a empregada ir ao wc k atende menos pessoas, eu vejo certas pessoas k sao mooooooles mas moles a atender na caixa, enquanto k as vizinhas do lado sao rapidissimas, mas isso de certeza k o patrao nao vê...Nao valia mt mais uma pessoa ser despaxada e ter direito a 2min no wc, do k ser uma papa açorda k empata ali a fila toda??!
Jokas
28 Agosto 2008
No grupo Auchan? Em que loja?
O grupo Auchan é certificado em responsabilidade social e NUNCA coloca em causa a lei do trabalho - é das melhor empresas para de trabalhar! Provavelmente andas a falar com as pessoas erradas (chefes de zona). Devias falar com a chefe de secção de caixas ou então vais directamente aos recursos humanos da tua loja.
Beijinhos
28 Agosto 2008
Como tu sabes não é fácil fechar uma caixa num hipermercado. Para saíres alguém vai ter de entrar numa outra caixa, portanto dores de barriga súbitas são muito complicadas de gerir :) Tb devias dizer, que sendo tu de part-time a empresa "oferece-te" 15 minutos de pausa dentro do teu horário. Se fosses de full time, seria 30 minutos.
Em relação a não te marcarem férias... até ao fim de Fevereiro de cada ano, a tua chefe de caixas tem que ter o período no qual irás gozar férias. Esse documento é entregue nos recursos humanos e enviado a entidade competente. Deverá ser afixado todos os anos esse documento na respectiva secção. Por exemplo: se alguém for contratado em Outubro, quando chegar a Fevereiro terá apenas 4 meses de casa. O gozo de férias só será feito a partir do 6º mês de trabalho. Como em Fevereiro não foi marcado, só será marcado no próximo ano. Conclusão: poderás tirar férias se os teus superiores conseguirem encaixar-te nas férias dos outros que já tinham marcado - em mútuo acordo. As coisas nem sempre são como nos queremos, para mais em secções em que existem dezenas de pessoas (como no teu caso).
Beijinhos, e garanto-te que há poucas empresas que tratam tão bem os colaboradores como o grupo em que trabalhas
28 Agosto 2008
Olá!
Tou em Cascais....Já trabalho hé muitos anos em caixa e como já disse gosto muito do que faço e esta situação das dores que tive foi pontual.Aconteceu porque houve uma ligeira falta de coordenação, mas eu compreendo perfeitamente que possa acontecer, porque realmente é imprevisivel como a frente loja vai estar.Apenas fiquei reticente, porque havia possibilidade de eu ter ido á pausa, mas acabei por não ir pk houve outras prioridades....A dor não foi pontual, eu entrei assim e andei assim toda a noite....Th direito á pausa, mas nem sempre acontece.....Em relação ás férias do pesssoal sei como funciona, mas se calhar expliquei-me mal...até porque cada caso é um caso e os contratos são diferentes.......Gosto imenso do grupo em que trabalho e quando referi que as coisas não são fáceis, referia-me mais ao lado moral, humano e até de bom senso que ás vezes é preciso ter quando se é chefe de alguém.Eu sou uma pessoa muito trabalhadora e sou daquelas que faço as horas que forem precisas quando são necessárias ( o meu record são 18 horas seguidas), porque sei o que é trabalhar em equipa por um objectivo....E até sou daquelas pessoas que nem costumo exigir nada(nem pausas nem folgas, nem horas extra...) como tal fiquei surpreendida apenas......
Ou seja....sim sempre fui muito bem tratada, akele dia foi uma excepção....
De qualquer das maneiras th outras preocupações agora, pois acabei de saber que vou p Inglaterra em Outubro.....mais um reboliço.....lolll
28 Agosto 2008
P.S AS 18 horas de trabalho não foram no grupo auchan.
Já agora também trabalhas em hipermercado?
Beijinhos
Bekinhas
28 Agosto 2008
Eu trabalho no grupo Auchan, mas em Alfragide.
Se não fazes pausa, deves começar a exigir porque está estabelicidade essa regra na empresa - é evidente que há dias e dias, e às vezes com a afluência de clientes é complicado fazer-se na hora que queremos.
Todos os meus colaboradores fazem pausa, nunca lhes nego uma ida à cada de banho (apesar de ter 2 subchefes e é a eles que lhe pedem). Conheço muito bem o José Manuel Alarcão (foi ele que me convidou para trabalhar em Alfragide).
Trabalhas numa grande empresa, pois na grande maioria das empresas da destribuição a realidade é bem diferente (falo por experiência própria já lá vão 3).
Muitos beijinhos
28 Agosto 2008
Sim nota-se diferenças, sem dúvida pk eu tb trabalhei noutro grupo e não tinha qualquer comparação.....Até porque nunca julguei o meu local de trabalho por 1 ou 2 situações menos boas.Já vou bem dentro da casa dos 30 anos e já tenho experiência para saber separar as coisas.Posso inclusivé dizer que saí de um outro emprego p ir de propósito para ali, porque tinha conhecimento do bom ambiente de trabalho e de boas condições....By the way , aproveito para dizer que espero que não tenhas ficado com a impressão que estaria descontente com o meu trabalho, estava sim a desabafar sobre 1 (uma situação) que me apanhou desprevenida como mulher....
Aliás ainda hoje estava a dizer a uma amiga que posso dizer que sou das poucas pesssoas que conheço que pode dizer que está satisfeita com o trabalho que tem e agradeço por tê-lo.....e entristece-me ao ver amigas e familiares á procura de trabalho e não tê-lo....Enfim....
Bjs grandes
Bekinha
28 Agosto 2008
Não fiquei a pensar nada!
O estar descontente com o trabalho não me choca - podemos trabalhar numa boa empresa, mas não estarmos satisfeitos a nível pessoal. Não ponho isso em causa nem tenho o direito disso.
O que alertei foi, que empresas como as nossas há poucas na forma como tratam os colaboradores e nas regalias que porporcionam. No grupo Auchan não há distinções nas regalias entre colaboradores de base e quadros, o que muda são as responsabilidades e consequentemente os ordenados.
Beijinhos
29 Agosto 2008
Ontem fui visitar uma amiga que teve uma menina na semana passada. Ela falou-me que em breve deve haver a feira do bebé no Jumbo, no Modelo sabem quando é que isso costuma acontecer?
Beijinhos
29 Agosto 2008
a feira do bebe existe ha pelo menos 14 anos todos os anos e no ano passado ainda assisti a essas feiras mas sempre em janeiro pa fevereiro...dos meus filhos ekipei os sempre com essa feira e escolhi a do jumbo...mas todos os hipers aderem a fazer essa feira...se nao mudaram desde o ano passado é sempre em janeiro até fevereiro..estou á espera dela pa comprar as coisinhas pa minha estrelinha ke nasce em fevereiro..lol espero ir a tempo..jokas doces
29 Agosto 2008
Lamento informar, mas a feira do bebé só há uma vez por ano. Como disse a Doce e bem, no Jumbo é só em Janeiro/Fevereiro.
De qq forma, há sempre novidades nos inícios de épocas!
Beijinhos
29 Agosto 2008