![]() |
Aulas de Preparação de Parto |
![]() |
|
Criado por **mimi** Sexta-Feira Outubro 03, 2008 09:13 |
||
|
Mais um tema a discutir Gostaria de saber quem é que as frequenta ou vai frequentar, e a vossa opiniao, e a opiniao em geral se acham que é uma coisa muito importante ou nem por isso... Aqui vai o meu testemunho Eu comecei ontem, e devo dizer que estou muito entusiamada e com grandes expectativas, mas ontem foi uma seca porque foi dia de apresentações, de explicações, de entender como tudo se vai passar...E dp a enfermeira preencheu as nossas fichas ás quais tinhamos que responder em voz alta: tudo sobre o estado de saude da gravidez, o nosso estado de saude em geral, como nos sentiamos em termos emocionais, o que achávamos do parto etc etc... Nao sei se os cursos sao todos iguais, imagino que nao, mas no meu caso este mes de Outubro as aulas terão 1.30h e será teoria misturada com prática. Vamos ver filmes, vamos falar sobre alimentação etc etc. Na 2ª fase (ate ao dia do parto) será aula de 1h e serão os exercicios. De respiração etc... Mas senti me muito bem ontem pois estava receosa de chegar la e so ver mais mais velhas (nao levem a mal as maes mais velhas) mas ate é um grupo bem jovem, tirando la uma ou outra mamã que ja devem ter 30 e tais, de resto é tudo mamãs novas, e estão la 2 que devem ser pela minha idade +- pois conheço as da escola. E é engraçado pois temos as barriguinhas +- do mm tamanho (estava á espera de la ver exageros, tanto para mais como para menos) E algumas estão com DPP para Dezembro. A maioria é fins de Novembro/inicio de Dezembro, dp proximas de mim estão uma com a data 13/12, 17/12 e ha outra k é 22/12 (prenda de natal certa) Como eu expliquei ontem na aula, nao tenho medo do parto, encaro-o como uma coisa natural que todas temos que passar, encaro como mais uma fase da vida, portanto nao estou a fazer nenhum filme de terror para tal. Acho a preparação importante pelo facto de nao chegar á maternidade no dia D e sentir me em pânico por nao estar ambientada com nada...Além do mais fazemos amizades que quem sabe ainda encontramos na maternidade, e conhecemos as enfermeiras que estão no centro da "acção", portanto no dia D veremos caras conhecidas. Na minha opiniao estes cursos deveriam ser GRATUITOS! Acho um pouco aberração os preços que se paga, eu pago 60€ por mes mas sei que o meu nao é dos mais caros, e tambem sei de muito boa gente que nao o frequentou e com mt pena, mas o preço falou mais alto... De qq maneira e como nota final, tenho esta opiniao mas nao sinto que uma mae que nao tenha passado pelo curso seja menos mae que as outras, ou que na altura nao consiga parir "como deve ser". Beijokas a todas e espero que respondam |
||

Anomalias

Toda a gente que conheço que frequentou as aulas me fala maravilhas. Todas dizem que no dia do parto utilizaram a respiração e que aliviou muito, mas também sei que há pessoas que chega a altura e ficam tão ansiosas que não conseguem fazer nda que lhe disseram nas aulas. Mas acho importante ir às aulas porque penso que assim temos mais informação e isso faz-nos sentir mais seguras. Pensei foi que pelo centro de saúde essas aulas fossem gratuitas! Bolasssssssss! Acho 60euros carote por 1h30/semana. Outra coisa que pensei também é que nas aulas teóricas nos dessem umas luzes sobre como cuidar do bebé, roupinha etc. Olha, eu vou aproveitar umas aulas da pré-natal que são gratuitas e que estão mais direccionadas aos cuidados básicos do bebé. A última vez que fui ao cntro de saúde a enfermeira não me falou das aulas, mas penso que vai falar na próxima que é dia 23 de Outubro.
Beijocas
06 Outubro 2008
Eskeci me de dizer k akilo é 2x por semana lol
É assim ja me disseram k certos hospitais dao estes cursos gratuitos, mas nao é o caso aqui da minha cidade....
Sim nas aulas tb se fala imenso sobre como cuidar do bebe, roupinhas, o dormir, a alimentação etc etc E têm la um carradao de produtos de bebe, discos de amamentação, fraldas, bombas de tirar leite, montes de livros, aquilo deve ser tudo para nos informarem...Mas tb ainda so vo agora começar a serio.Dp conto como foi
O mau destas coisas é se temos cesariana...ai de nada nos vale os exercicios de respiração...De qq maneira acho que vo gostar mt de la andar. E ajuda imenso a passar o tempo
Beijokas
06 Outubro 2008
Eu vou comecar o curso em Novembro, por acaso aqui nao e pago , sao 2 x por semana, temos visitas ao hospital para nos ambientarmos, etc ... inda n comecei nao posso falar muito....mas tou ansiosa
06 Outubro 2008
Ontem tive mais uma aula. Fizemos alguns exercicios que ajudam o bebé a posicionar se, e o resto da aula foi sobre amamentação. Adoro aquela enfermeira, porque disse uma coisa k é mt verdade "ninguem é obrigado a amamentar o seu bebé", ela disse que mts maes quase choravam na maternidade qd admitiam que nao keriam dar mama (seja la pelas razoes k for) e ela diz k n ker k nenhuma de nós passe por isso, nós so temos dizer antes o k keremos, para k se optarmos pela alimentação artificial as enfermeiras tratem de tudo. Realmente é verdade, hj em dia kem tem o azar de dizer k n ker dar ou k odeia dar mamar é logo lançado "á fogueira" como se fosse uma bruxa.
Dp vimos um filme k por acaso mostrava mts coisas erradas, e no fim a enfermeira explicou tudo. Uma das coisas k se fazia antigamente era k se dava +- 15 min duma mama e 15 min da outra. Errado. Pois o leite k vem para o fim é mt mais nutritivo, e se so damos um pouco de uma mama e dp passamos pá outra, o bebé nao ingere o melhor leite. Daí dar se uma mama em cada mamada.
Bem eu podia ficar aki o resto do dia a falar da aula, estou mm a adorar, so tenho mm pena de aki n haver disto gratuito....Podemos visitar o hospital, mas somos nós k marcamos pa la ir....
Beijokas
07 Outubro 2008